Segurança eletrônica x segurança patrimonial, como equilibrar essas demandas?

mbm admin
Entenda como funcionam essas duas vertentes e a maneira como elas atuam em um projeto de segurança especializado e eficaz.

Infelizmente, a violência já faz parte da rotina dos brasileiros e os empreendimentos residenciais e comerciais são alvos constantes de criminosos e vândalos, tornando-se fonte de prejuízos aos proprietários.

A vulnerabilidade chega a ser tanta, que em muitos casos o mesmo estabelecimento é vítima de ações criminosas várias vezes durante um pequeno espaço de tempo e mal consegue cobrir os danos causados antes que sofra um novo ataque, rotina comum para os comércios de alguns bairros de São Paulo, por exemplo.

Para minimizar os danos e até mesmo evitar que as agressões aconteçam, uma das principais soluções é a contratação de um serviço de segurança patrimonial, destinado a proteção de bens pessoais e empresariais. 

Focada na proteção privada dos mais variados segmentos e portes, a segurança patrimonial tem entre suas principais vertentes de atuação a segurança eletrônica. Ambas, caminham juntas e utilizam diversas ferramentas para garantir a proteção do ambiente e de todos que o frequentam.

Dessa forma, um bom projeto de segurança patrimonial utiliza a tecnologia a favor da segurança e consegue ampliar o poder de proteção. Em casos onde não é possível a atuação imediata, por exemplo, as soluções eletrotônicas são fundamentais para apurar o caso e tomar as providências necessárias, através de gravações, alarmes e outros dispositivos. 

Acompanhe a maneira como estas duas demandas atuam e como podem ser aplicadas no seu projeto de segurança.

O que é segurança patrimonial?

A segurança patrimonial ou também chamada de segurança privada, é um conjunto de medidas e práticas que visa a proteção e a redução de perdas e danos para bens pessoais ou empresariais, inibindo toda e qualquer ação de violência, como invasão, assalto, depredação e vandalismo.

O investimento em segurança patrimonial pode trazer à sua casa, condomínio ou comércio: prevenção de depredações e pichações, impedimento da destruição de jardins, muros e calçamentos; atuação contra ações de violência como assalto, sequestro e invasões; aumento da sensação de segurança para moradores, funcionários e outros frequentadores; auxílio na investigação de casos mais extremos e maior abrangência na vigilância, facilitando a ação emergencial. 

A segurança patrimonial tem o auxílio de diversas atividades em sua abrangência de atuação, compondo um modelo de proteção completamente funcional e eficiente.

Algumas das atividades de segurança patrimonial disponíveis no mercado são: vigilância, segurança física ostensiva de um profissional, sinalizações e a segurança eletrônica.

O que é segurança eletrônica?

A segurança eletrônica é a utilização de equipamentos tecnológicos de maneira integrada e sistematizada  para garantir a integridade do patrimônio e das pessoas que o frequentam, como por exemplo: sistema de CFTV, soluções para controle de acesso, alarmes, cercas elétricas e outras ferramentas que tem como atributo a modernidade e a tecnologia avançada.

De modo geral, a segurança eletrônica é um dos principais e mais eficientes artifícios utilizados nos projetos de segurança patrimonial em todo o Brasil, utilizando-se da inteligência estratégica, interação arquitetônica e avaliação de riscos e danos para diminuir os gastos com métodos de segurança mais antigos e trazer maior eficácia para a proteção privada.

Assim, a segurança patrimonial e eletrônica precisam ser trabalhadas juntas e são essenciais para garantir a preservação de empreendimentos residenciais ou empresariais.

A MBM Tech é especializada em segurança eletrônica para preservação de bens, com soluções inovadoras, visão estratégica aguçada, profissionais treinados, equipamentos de alto padrão de qualidade e as melhores condições do mercado.

Conheça todas as nossas soluções e nos envie a sua dúvida ou comentário!  

Quer saber mais sobre segurança?

Contate agora