Quais são as principais funções dos gravadores de vídeo?

mbm admin
Entenda as principais funções dos gravadores de vídeo e a importância deste equipamento para um sistema de segurança eletrônico eficiente.

Quando falamos em gravadores de vídeo, pensamos muitas vezes apenas na funcionalidade de armazenamento de imagens. Um DVR ou NVR possuem muitas outras funcionalidades que não são exploradas. Se você possui um gravador em sua casa, vai gostar deste post, pois provavelmente elencaremos aqui algumas funcionalidades que os gravadores têm e que você provavelmente não utiliza!

Gravação por detecção de movimento

A mais básica das funções é a opção de gravação por detecção de movimento. Esta função é utilizada para reduzir o consumo de armazenamento de imagens e permitir que um período mais longo seja armazenado.

Como ela funciona: O gravador sobrescreve as imagens enquanto a cena estiver estática, ou seja, não existe movimentação. Assim que a movimentação inicia, ele começa a armazenar a imagem, seja ela gerada por uma pessoa, carro, animal ou até mesmo vegetação se mexendo com o vento.

Envio de alerta em caso de detecção de movimento

A maioria dos gravadores permite que você determine uma área para detecção de movimentos e em um horário pré-programado dispare um e-mail caso o alarme seja acionado. A precisão de um gravador não pode ser comparada a de uma central de alarmes, mas de uma forma mais simples, esta função permite ao usuário saber se alguém ou alguma coisa entrou em um ambiente em um horário específico. Um exemplo disso é programar esta função para uma câmera interna na residência quando você viaja. Caso o gravador detecte a movimentação você receberá uma alerta lhe avisando.

Saída PGM

Alguns modelos de gravadores possuem saídas PGMs. Estas saídas permitem a conexão com módulos relês e com isso você pode comandar o acionamento de lâmpadas e equipamentos eletro/eletrônicos através do aplicativo do gravador. Apesar da funcionalidade necessitar de um dispositivo externo, todo o gerenciamento de ligar e desligar os equipamentos é feita pelo aplicativo do gravador.

Vídeo analítico

Esta função é normalmente encontrada em NVRs, pois exige uma qualidade melhor das imagens que somente são atingidas com câmeras IPs. Os vídeos analíticos são diversos, listaremos aqui alguns deles:

  • Contagem de pessoas que cruzam uma linha virtual – nesta função você demarca uma linha e toda vez que alguém a cruza, o gravador conta uma unidade;
  • Objeto deixado em cena – nesta função é possível identificar se alguém deixou algum objeto na cena, como por exemplo uma mala com explosivos;
  • Objeto retirado de cena – este analítico funciona no oposto do anterior. O gravador memoriza a cena e caso algum objeto seja removido ele dispara um alerta para avisar o operador;
  • Mapa de calor – nesta função o gravador sinaliza na cena quais são os locais que tiveram maior movimentação. A função geralmente é utilizada em supermercados e lojas para identificar onde o público passa com maior frequência. A sinalização é feita através de demarcação por cores;
  • Detecção de face – nesta função o gravador apenas indica que identificou um rosto, ou seja, ele não identifica a pessoa, apenas sinalizar que o movimento foi feito por uma pessoa, pois identificou uma face.
Entrada de alarmes

Além dos alarmes gerados pela analise da imagem, alguns gravadores também possuem entradas para alarmes. Você pode ligar sensores diretamente nos gravadores e quando eles são ativados, disparam um alerta no canal ao qual ele está conectado.

Este alarme pode inclusive disparar um pop-up com a câmera ao qual ele está atrelado. Esta função é muito utilizada quando no local existe um operador de monitoramento. Ela torna o sistema mais proativo, fazendo com que não haja tanta dependência de identificação por olho humano.

Através deste arquivo, a MBM Tech espera que nossos leitores possam usufruir melhor de seus equipamentos e com isso melhorarem a performance de seus sistemas.

Quer saber mais sobre segurança?

Contate agora