Como evitar furtos e roubos dentro da empresa?
Entenda o risco de ocorrências dentro da empresa e...
+Como o nome diz, trata-se de uma portaria gerenciada a partir de um outro local. Este tipo de gerenciamento à distancia é feito com o auxilio de sistemas de segurança e controle de acesso, realizados por um operador que pode estar em uma outra unidade do próprio cliente ou em uma empresa contratada para realização do serviço.
O mercado tem aumentado as buscas por este tipo de serviço devido a redução de custo ao se comparar com o valor do controle da portaria através de profissionais locais. É fato que as vezes esta redução pode chegar à metade do valor e se somado durante um ano representa uma economia considerável aos condôminos, mas é importante se perguntar: Este tipo de solução é aplicável a qualquer condomínio?
A resposta para esta pergunta somente pode ser respondida pelo próprio condomínio, pois somente ele pode avaliar a probabilidade de adesão e comprometimento no cumprimento dos procedimentos que deverão ser adotados na implantação de uma portaria remota.
Diante disso, a MBM Tech listou abaixo os principais pontos positivos e negativos deste tipo de solução de forma a permitir que os leitores possam se embasar na hora de tomar a decisão.
1º O principal ponto positivo é a redução de custos, como dito anteriormente, em alguns casos pode chegar a 50% de redução.
2º Ainda dentro do aspecto financeiro, porém com o foco nos impactos secundários, equipamentos eletrônicos não geram passivo trabalhista e processos judiciais. Eles são substituídos quando apresentam problemas.
3º Se o sistema for instalado e gerido por uma empresa competente, o tempo de falha (tempo de equipamento parado) geralmente é inferior ao em que funcionários faltam ao serviço.
4º Está sujeito a um numero menor de falhas de registro e procedimento e possuí uma rastreabilidade maior dos eventos e ocorrências. Tudo fica registrado!
1º Como nem tudo é perfeito, com a retirada do funcionário da portaria, em momentos de indisponibilidade, sistemas mais simples não contam com uma redundância para trabalhar em modo off-line (sem conexão com a internet ou rede).
2º Com a implantação destes tipo de solução, a rotina e procedimentos são alterados, fato que geralmente acarreta em reclamações de parte dos moradores. Alguns moradores tentam boicotar o sistema depois de implantado apenas por não gostar de um porteiro virtual. É de extrema importância divulgar e explicar como devem ser realizados os processos e procedimentos de utilização do sistema.
3º Gera necessidade de adaptação do condomínio para recebimento de mercadorias. Quando se tem um porteiro você consegue gerenciar de uma forma mais simples o recebimento de encomendas e mercadorias. Sem o porteiro, o condomínio precisa providenciar algumas melhorias físicas para disponibilizar uma forma de se entregar os produtos. Hoje já não são todos os condôminos que permitem o recebimento de mercadorias de grande volume pela portaria. Boa parte deles exige que o proprietário esteja no apartamento quando a mercadoria tiver um volume maior.
Com os pontos listados acima, você já tem parâmetros suficientes para propor ou discutir a implantação da portaria remota em seu condomínio.
A MBM Tech, especialista em sistemas de segurança para edifícios residenciais e comerciais, oferece soluções eficientes e confiáveis para o monitoramento e controle de acesso do seu condomínio.
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